NOVO CONCURSO

Por Emir Ribeiro

Depois da escolha do sobrenome para Velta, no concurso instituído em 2004, agora, com o lançamento do álbum VELTA – NOVA IDENTIDADE PARAIBANA, abrem-se inscrições para um outro certame, desta feita, direcionado para os artistas do traço e pintura.

Em 2008, Velta estará completando 35 anos de criação, quando deverá ser lançada a edição comemorativa, estreando a série “Realidade Alternativa”, cuja primeira história é “Sete é demais”, escrita pelo grande R. F. Lucchetti, onde Velta aparece em pleno ambiente dos anos 60, na época áurea dos super-heróis Brasileiros, da jovem guarda, do golpe militar de 1964, e de muitos fatos marcantes que caracterizaram a época.

O miolo da edição está totalmente pronto para ser impresso. Mas faltam alguns itens essenciais:

A – Uma capa dianteira.
B – Uma capa traseira.
C– Um logotipo comemorativo do 35ª aniversário de Velta.

O concurso será tríplice, sobre os três itens em falta.
Os prêmios:
1 - Um exemplar de cada edição, CDs e DVDs disponíveis em estoque (sendo o estoque hoje, o seguinte: Álbum Velta 2007, Nova identidade (2007), álbum 25 anos de Velta (1998), álbum 30 anos de Velta (2003); Livros de bolso “As aventuras de Velta” nº 1 e “As aventuras de Nova” nº 1; Velta formatinho da Editora Escala (2002); CD contendo as edições completas e digitalizadas “Velta contra Doroti – em cores” e 20 anos de Velta (em preto e branco -1993); DVDs com os filmes “O Desconhecido Homem de Preto” (1989) e “A Volta do Homem de Preto” (1993).
Lembrando que esse estoque poderá aumentar até o final do concurso, com novas edições que poderão ser lançadas até lá. Valerá, portanto, o estoque vigente na data em que o concurso se consumar.

Os detalhes:

DO CONCURSO DAS CAPAS DIANTEIRA e TRASEIRA

A - CAPA DIANTEIRA -
1 – Desenho ou pintura (ambos REALISTAS, pois não devem ser cômicos ou caricaturais) retratando uma cena que deve conter elementos característicos dos anos 60, e nela deverão aparecer principalmente: Velta vestindo uma espécie de paletó feminino característico dos anos 60 (nas suas cores básicas: vermelho, verde e/ou preto); e um criminoso gordo e careca, vestindo um paletó e fumando charuto; uma gata siamesa de pêlo branco (esta gata pertence ao criminoso gordo). Vide referências para todos esses elementos, nos atalhos mais abaixo.

Outros elementos opcionais da cena (não são obrigatórios):
- Gilberto Gomes, vestindo paletó, chapéu característico dos anos 60, e portando uma arma.
- A esposa do bandido gordo, uma mulher morena de vestido preto, também no modelo usado nos anos 60, e com um penteado característico da época.
- Um carro, num dos modelos usados na época.
- Outras pessoas figurantes para compor a cena, todas usando roupas e penteados típicos dos anos 60.

Preferencialmente, a cena deverá ser de AÇÃO.

Observação: Lembrar de deixar na arte uma área livre (sem elementos essenciais à capa), onde deverá posteriormente ser aplicado o título da revista. Tomem como base para medição do espaço a capa da nova edição VELTA – NOVA IDENTIDADE PARAIBANA, pois o álbum 35 ANOS DE VELTA terá o mesmo formato.

Referências para a feitura da capa dianteira : Consultem desenho postado nestes endereços:

1 - http://br.geocities.com/emir_ribeiro2/velta60 (é a ante-penúltima imagem, contada da direita para a esquerda, a partir da parte de baixo da página, onde consta o seguinte enunciado abaixo do desenhos: “NOVIDADE - Emir está produzindo uma novíssima aventura de Velta, escrita por nada mais nada menos que R. F. LUCCHETTI, conhecido escritor, teatrólogo e roteirista de cinema. A trama se passa numa realidade alternativa, onde a louraça está nos anos 60 do século XX.”)

2 - http://fotolog.terra.com.br/grandesherois:16
e
http://rod121.gigafoto.com.br/?id_foto=10620089
(contendo a versão preto e branco do mesmo desenho do endereço acima).

http://emir.gigafoto.com.br/?id_foto=6572795 (versão colorida do mesmo desenho)

B - CAPA TRASEIRA
1 – Desenho ou pintura (ambos REALISTAS, pois não devem ser cômicos ou caricaturais) retratando uma cena que deve conter elementos característicos dos anos 60, e nela deverá aparecer: Velta em duas poses, sendo uma delas de corpo inteiro (pode ser uma pose de ação, ou não), vestindo uma indumentária característica dos anos 60 (nas suas cores básicas: vermelho, verde e/ou preto), mas sendo DIFERENTE DO MODELO sugerido para a capa dianteira. Tal roupa pode ser qualquer modelo da época, inclusive minissaias, que eram bem comuns. A outra pose pode ser apenas do rosto de Velta, usando como base os traços característicos dados a ela.

Não é necessário que a cena deverá seja de AÇÃO. Poderá conter opcionalmente outros elementos, mas aparecendo em planos secundários, como carros em modelos dos anos 60 ou pessoas com penteados e roupas da época.

Observação: Lembrar de deixar na arte uma área livre (sem elementos essenciais à capa), onde deverá posteriormente ser aplicado o título da revista. Tomem como base para medição do espaço a capa da nova edição VELTA – NOVA IDENTIDADE PARAIBANA, pois o álbum 35 ANOS DE VELTA terá o mesmo formato.

Referências para a feitura da capa traseira: Consultem desenhos onde aparece bem o rosto da Velta, postados nestes endereços:

1 - http://emir.gigafoto.com.br/?id_foto=7381269

2 - http://emir.gigafoto.com.br/?id_foto=6684929

3 - http://emir.gigafoto.com.br/?id_foto=6588701

4 - http://emir.gigafoto.com.br/?id_foto=6522454

5 - http://emir.gigafoto.com.br/?id_foto=5697742

6 - http://emir.gigafoto.com.br/?id_foto=5697797

7 - http://emir.gigafoto.com.br/?id_foto=5414798

8 - http://emir.gigafoto.com.br/?id_foto=5155594

C - LOGOTIPO

1 – Logotipo comemorativo aos 35 anos de criação da Velta. Criação livre dos concorrentes.

D - ESCOLHA DOS VENCEDORES
1 - É muito simples. As capas e logotipo serão escolhidos por Emir Ribeiro, de acordo com seu gosto pessoal, e a escolha tem caráter irrecorrível.
O autor ou autores dos trabalhos escolhidos desde já autorizam a publicação no todo ou em partes (ou com modificações) das artes que produzirem, sem reclamar de nenhum pagamento pecuniário pelos mesmos, a não ser os prêmios já descritos neste regulamento.

2 – O(s) autor(es) contemplado(s) no concurso poderá(ao) ser divulgado(s) na própria edição “35 anos de Velta”, com uma breve biografia, bem como possíveis páginas da internet que tenham na rede e/ou endereços de contato, caso seja do interesse do(s) vencedor(es) do certame.

3 – Os prêmios aos vencedores serão entregues em data a ser definida por Emir Ribeiro, criador do concurso, porém com prazo final até o lançamento do álbum 35 ANOS DE VELTA (o qual será divulgado pela internet).

E – QUEM PODE CONCORRER E COMO
Qualquer pessoa pode participar de um, dois ou de todos os concursos (capas e logotipo), com quantas artes quiser. E nada impedirá que uma mesma pessoa ganhe mais de um.

F - REMESSA DOS TRABALHOS CONCORRENTES

- Pelo correio: Envie em um pacote registrado, com a arte das capas e/ou logotipo, em papel A3 ou A4 (à escolha do concorrente) para:
Caixa Postal 5068
Cep: 58051-970
João Pessoa, PB

- Pela internet:
emir.ribeiro@gmail.com
emir_ribeirojp@yahoo.com.br
emir_ribeiro@hotmail.com

G – PRAZO DE ENTREGA DE TODOS OS TRABALHOS DO CONCURSO

- Até 01 de agosto de 2007, valendo a data de envio (no caso dos correios, vale o carimbo postal).

 




Velta 2011 ® Todos os Direitos Reservados - Emir Ribeiro