Velta, a super-detetive N° 12

Por Emir Ribeiro

Pois é. Já são doze meses ininterruptos da série que tenta ordenar - finalmente - a cronologia de aventuras de Velta, republicando, de forma recauchutada/remasterizada/recolorida digitalmente, antigas histórias, estreando alguns novos desenhos e contando o que ocorreu nos bastidores dos quadrinhos.

São 3 histórias:
1) "A Hipnotizadora", de 1977, publicada no suplemento "O Pirralho" do jornal paraibano "A União", onde VELTA e o HOMEM DE PRETO - agindo na capital paraibana - enfrentam uma nipo-brasileira conhecedora de uma quase infalível técnica de hipnotismo;
2) "Falsários", de 1976, publicada nas tiras diárias do mesmo jornal acima citado, onde a robótica NOVA, logo após sua luta com a loura-detetive, destroça uma quadrilha de falsificadores de dinheiro;
3) "Aventura no Amazonas", de 1977/1978, também publicada em "O Pirralho", onde - prosseguindo sua turnê de viagens - a loura detetive enfrenta uma quadrilha de contrabandistas, cujo chefe é um perigoso homicida. Participação especial da cibernética NOVA.

Na capa, uma curiosidade: uma montagem fotográfica feita em 1982, com o auxílio do meu irmão e fotógrafo Mirson Ribeiro, do fotógrafo e historiador Arion Farias e sua então equipe do laboratório fotográfico da Universidade Federal da Paraíba.

Na época, o trabalho ficou tão convincente que mostrei a foto impressa para algumas pessoas do interior, e estas pensaram que havia mesmo uma mulher real e daquele tamanho (2,20 metros) na capital.

O Flávio Barcelos, do blogue "Rock e quadrinhos" e o velho amigo Claudio Leyria cuidaram da compactação e postagem do arquivo com a revista. Para acessar e baixá-la no seu computador , visite este endereço:
http://minhateca.com.br/flavito37/Velta-Edicao12,165368343.cbr(archive)

Postagem original do blogue "Rock & Quadrinhos":
http://rockquadrinhosscans.blogspot.com.br/2014/12/velta-super-detetive-12dezembro-de-2014_10.html

 




Velta 2011 ® Todos os Direitos Reservados - Emir Ribeiro